segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Atividades de Pré-escola - 03 anos

IDADE: 3 ANOS




FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

Expressa seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.

1. Rodinha (relatos cotidianos);

2. Faz-de-conta com a utilização de fantoches, dedoches e etc.

3. Brincadeiras de casinha, de dar comidinha, banho, etc.

4. Brincadeira com telefones de brinquedos;

5. Brincadeiras livres com os demais alunos do grupo.

Reconhece progressivamente o próprio corpo e as diferentes sensações que produz.

1. Atividade com espelho (crianças fazendo caretas e se reconhecendo);

2. Relaxamento (músicas, massagens, observando ruídos externos e os próprios ruídos);

3. Caixa de reconhecimento (colocam variados objetos dentro de uma caixa e através do tato sem olhar a criança tenta adivinhar o objeto, em seguida, falar sobre suas sensações);

4. Alongamento;

5. Massagem.

Identifica, progressivamente, algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.

1. Brincadeira em dupla: um aluno com os olhos vendados apalpa o colega devendo reconhecer a parte que está apalpando;

2. Andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo;

3. Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva;

4. Ajudar o colega em determinados exercícios físicos com o auxílio da professora;

5. Atividade da linha: Os alunos enfileirados em um traçado oval riscado no chão tocar a parte do corpo solicitado pela educadora.

Pede ajuda nas situações em que isso se faz necessário.

1. Estímulos através de contos;

2. Ajudar a servir o lanche para os colegas;

3. Ajudante do dia;

4. Incentivar as crianças a pedir ajuda quando necessário utilizando teatro, histórias, etc.

Realiza pequenas ações cotidianas ao seu alcance, adquirindo maior independência

1. Ajudar a arrumar a sala, sendo responsáveis por guardar seus pertences;

2. Trocar sua própria roupa com o auxílio de um adulto;

3. Ajudar a distribuir às atividades para os demais alunos;

4. Arrumar os brinquedos depois de usá-los;

5. Ajudar a distribuir o lanche para o grupo.

Interessa-se pelas brincadeiras e exploração de diferentes brinquedos.

1. Atividades com massa de modelar fazendo diversas explorações;

2. Brinquedos de encaixe;

3. Brincadeiras com materiais de sucatas (frascos e garrafas plásticas, caixas, rolos e etc.). Podemos explorar: abrir e fechar, empilhar, enfileirar e elaborar diversos objetos;

4. Quebra-cabeça para trabalhar concentração, raciocínio, coordenação motora e etc.

5. Revistas ou encartes: amassar, rasgar, fazer bolinhas, cortar em tiras, etc.

Participa de brincadeiras de “esconder e achar” e brincadeiras de imitação.

1. Atividades com balde e bola: esconder a bola sob um balde para criança localizar. Aprende que as coisas existem apesar de não as ver;

2. A criança esconde um objeto para as outras crianças do grupo encontrar;

3. Atividade de imitações de animais e de representar diversas emoções (tristeza, alegria, zangado, etc.)

4. Reproduzir diversos sons;

5. Brincadeira de esconde-esconde.

Escolhe brinquedos objetos e espaços para brincar.

1. Brincadeiras livres;

2. Socialização de diversos brinquedos ( sucatas, encaixes, bonecas, carros, etc.)

3. Cantinhos diversificados;

4. Rodízios de historinhas para manuseio dos alunos (as crianças trocam historinhas entre eles).

Participa, com interesse, de situações que envolvem a relação com o outro.

1. Atividades que envolvam os demais grupos da educação infantil;

2. Brincadeiras com outras crianças, ensinando o respeito mútuo em pequenos grupos;

3. Fazer algo juntas: dançar, fazer teatro, montar murais, colagens, etc.

4. Ajudar outra criança;

5. Receber visitas.

Respeita regras simples de convívio social.

1. Aprender a ouvir: pode ser trabalhado na hora da rodinha através de conversas, músicas, histórias, etc.

2. Elaboração de regras em jogos coletivos;

3. Construção com os alunos dos combinados;

4. Andar sem fazer barulho;

5. Passar e dar passagem.

Faz a higiene das mãos ainda que com ajuda.

1. Lavar e secar as mãos controlando o uso do sabão;

2. Saber quando está sujo ou limpo, trabalhar esses valores na rodinha;

3. Ensinar a lavar as mãos sempre que for ao banheiro;

OBS: A professora, como recurso, pode contar história sobre a higiene das mãos, teatros e músicas.

Alimenta-se com progressiva autonomia, experimentando novos tipos de alimento

1. Fazer alimentos com a participação da criança;

2. Lanche coletivo;

3. Trabalhar com os alunos a fim de que peguem o alimento sem deixar cair antes de levá-lo à boca;

4. Mastigar e deglutir bem os alimentos;

5. Ajudar pôr e a tirar a mesa.



CONHECIMENTO DE MUNDO

Movimento

EXPRESSIVIDADE

Imita gestos simples (agitar os braços, por exemplo).

1. O jogo do macaco: os alunos se colocam em filas a partir de quatro componentes. O que fica na frente executa movimentos variados, deslocando-se pelo ambiente. Os que os seguem tentam imitá-lo;

2. O espelho: em duplas. Uma toma a iniciativa e adota posturas diferentes que o outro tem que reproduzir;

3. A educadora brinca de fazer de conta que está dormindo, chorando ou comendo e a criança tenta imitá-la;

4. A educadora de frente para os alunos faz movimentos simples para as crianças imitarem como: levantar os braços, a cabeça para baixo e para cima, levantar e abaixar;

5. Imitar algumas expressões faciais feitas pela educadora.

Segue movimentos com os olhos e move a cabeça na direção de sons.

1. Brincadeiras que envolvem o canto e o movimento;

2. Atrair a atenção da criança para o objeto que produz sons: chocalho, melodia do brinquedo musical pendurado no berço;

3. Dirigir a curiosidade das crianças para os diversos objetos sonoros que existem ao seu redor e que usa frequentemente: a água da torneira, o prato e a colher etc.

4. Escutar sons do ambiente onde a criança está inserida: telefone, campainha, passos, vozes de crianças, de adultos, canto de pássaros, latido de cachorro, etc.

Explora as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.

1. Brincar de mestre mandou, realizando ações simples como: pular, dançar, pôr a mão na cabeça, etc.

2. Dramatizar, sem falar, temas como: despedida ( acenar, mandar beijos); etc.

3. Realizar jogos cênicos e dramáticos ao espelho, como é ficar zangado, alegre, etc.

4. Participar em jogos cantados e em cantigas de rodas acompanhados de gestos próprios;

5. Fazer caretas, imitar animais com seus sons próprios.

Explora as partes do corpo, identificando as qualidades do próprio corpo e do corpo dos outros, suas semelhanças e diferenças.

Apropria-se da imagem de si mesmo.

1. Contornar o corpo de cada criança no papel pardo, com o nome de cada uma escrito e quantos anos tem;

2. Pedir que as crianças passeiem pelos contornos identificando as semelhanças e as diferenças;

3. Colocar ao centro da sala fios de lã de cores semelhantes às dos cabelos das crianças. Cada criança deverá identificar a cor da lã que mais parece com o seu cabelo. Depois vão colar os cabelos nos contornos do corpo feitos na atividade anterior;

4. Trabalhar com gravuras e objetos para explorar simetrias proporcionalidades, por exemplo: Estes óculos servem para este boneco? E no seu rosto? Etc;

5. Criar uma atividade, para qual às crianças devam trocar de roupa (explora cada roupa para cada parte do corpo).



EQUILIBRIO E COORDENAÇÃO

1. Ajudar a professora a prender suas atividades;

2. Amassar papel utilizando as pontas dos dedos;

3. Trabalhar com pinça;

4. Separar objetos com a mesma cor utilizando os dedos.

Senta em diferentes inclinações.

1. Pedir que os alunos na hora do relaxamento sentem um de costa para o outro, em duplas, para se apoiarem;

2. Trabalhar com os alunos a sentarem com as pernas cruzadas;

3. Pedir que os alunos sentem com as costas encostadas na parede para trabalhar postura;

4. Ensinar aos alunos a sentarem na cadeira de maneira correta.

Desloca-se no espaço, andando ou saltando.

1. Brincadeiras como: posso ir, imitando os bichos e demais movimentos de acordo com os comandos dados pela educadora;

2. Atividades com cordas e fitas: andar por cima, saltá-las de várias maneiras ( sobre o chão, balançando-se, girando), fazer chicote, fazer espirais, fazer cobras, lançá-las no ar;

3. Enrolá-las em uma parte do corpo;

4. Saltar várias cordas ao mesmo tempo;

5. Pisar a corda que o colega arrasta.

Tira objetos de um recipiente e coloca em outro.

1. Encher e esvaziar cestas ou sacos com os mais diversos objetos;

2. Transportar líquido de um recipiente para o outro utilizando buchas;

3. Transportar tampinhas de garrafas de um recipiente para o outro, observando as cores;

4. Versar líquidos de uma jarra para um copo até a marca contida no mesmo;

5. Transportar contas com o auxílio de uma pinça.

Envolve-se em brincadeiras de esconder, atirar uma pequena bola, etc.

1. Atividades com aros: passar de um ao outro fazendo-o rodar;

2. Atividade com balões: segurar entre duas crianças sem utilizar as mãos;

3. Atividade com boliche;

4. Brincadeira lá vai à bola, fazendo uma roda, cantando uma música e passando a bola;

5. Brincadeira de esconde-esconde com o grupo.

Empurra carrinhos e caixas, marcha, dança, rola, sobe e desce de cadeiras, etc.

1. Puxar objetos pelo cordão ou corda;

2. Marchar ao ritmo de músicas, palmas e ao comando da educadora;

3. Andar sobre tábuas para trabalhar o equilíbrio;

4. Enrolar e desenrolar tapetes;

5. Empurrar caixas cheias e vazias de tamanhos variados.

Empilha cerca de seis blocos ou outros objetos.

1. Atividade de empilhar cubos, cadeiras, latas vazias, etc;

2. Fazer torres;

3. Empilhar objetos de acordo com o tamanho.

Explora e utiliza os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., através de experimentação de diferentes objetos.

1. Jogos de lançamento de argolas;

2. Brincar com os materiais no cantinho da construção;

3. Brincar com jogos como cubos de plástico ou de madeira para encaixe;

4. Boliche;

5. Quebra-cabeça simples.



Música

FAZER MUSICAL

Manuseia objetos que produzem sons (ex.: pequenos tambores, chocalhos, recipientes de plásticos cheios de diferentes materiais).

Explora materiais sonoros diversos.

1. Atividade com caixa: A educadora pode trabalhar a intensidade do som

(forte/fraco) andando ou correndo, pisando forte ou fraco de acordo com o batuque da caixa;

2. Potes de iogurte ou danoninho e bolinhas de papel imitando um chocalho para trabalhar a duração do som (curto/longo);

3. Trabalhar com garrafa plástica imitando o som de um reco-reco;

4. O educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos pode formar uma bandinha com as crianças;

5. Fazer uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais;

6. Trabalhar com a bandinha;

7. Fazer ruídos e sons com: pano, semente e plástico.

Participa de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

1. Fazer com que as crianças repitam sons generalizados, produzidos pelo próprio corpo e instrumentais;

2. Dançar ao ritmo das músicas, sozinhos em dupla, trio, ou pequenos grupos;

3. Ouvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos;

4. Trabalhar com o corpo a partir de ritmos associados a melodias;

5. Brincar de completar a música cantada pela educadora.

APRECIAÇÃO MUSICAL

Escuta obras musicais variadas

1. Trabalhar com músicas de rodas e cirandas;

2. Atividades com musicas que utilizam instrumentos de percussão como chocalhos, tambores, etc.;

3. Trabalhar com músicas instrumentais especialmente na hora do relaxamento;

Escuta diversos tipos de som (Ex.: telefone, companhia, a água correndo, a chuva, o cachorro latindo, o avião, etc.)

1. Trabalhar com as crianças a observação de batimentos rítmicos corporais

(palmas, batidas nas pernas, pés, etc.);

2. Escutar com atenção e diferenciar os diversos toques de um telefone;

3. Atividade com bacia e água: encher uma bacia com água. A educadora com

as mãos, irá produzir alguns sons fazendo a diferença com o som produzido por uma água correndo;

4. Em um dia de chuva convidar os alunos a escutar o som produzido pela água da chuva no solo;

5. Atividade com papeis de revistas, encartes, etc: Pedir aos alunos para sacudir os papéis para ouvirem os sons produzidos.

6. Montar uma bandinha de papel : dividir entre as crianças papéis de diversos tipos ( finos, grossos tipo papelão, embolados, dobradinhos em forma de leque, etc ) e montar com eles uma bandinha para que percebam os diversos tipos de som que os mesmos produzem.

Participa de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

1. Bater palmas marcando o tempo, seguindo a música, ao sinal da educadora parar de bater palmas e cantar;

2. Brincadeira de roda;

3. Brincadeira da Estátua;

4. Fazer teatrinho utilizando a música como tema de acordo com a área de conhecimento a ser explorada;

5. Brincadeira da dança da cadeira.



Artes Visuais

O FAZER ARTÍSTICO

Manipula diferentes materiais, sentindo, rasgando, amassando, juntando, separando, sobrepondo, colando, etc.

1. Atividades que podem ser realizadas com argila, papel, massa de modelar, etc.

2. Fazer bolas amassá-las, furá-las, pressionar com os dedos indicadores e polegar, de dentro para fora, através de um foco central;

3. Fazer rolos independentes e criar uma forma;

4. Sobrepor fileiras de rolos em círculos;

5. Fazer cilindros, construir figuras livres

Usa diversas consistências de tintas para pintura

1. Produzir tintas naturais, utilizando: carvão de churrasco, beterraba, terra vermelha, etc.

2. Utilizar batons vermelhos. Maquiagens, gravuras ou vídeos de índios e povos que pintam o próprio corpo;

3. Convidar as crianças a observar as cores embutidas na natureza: o verde da folha, cor do céu, da terra, vegetais, etc.

Movimenta o corpo no espaço, produzindo marcas na areia, pintando partes do corpo, reconhecendo a impressão das mãos e dos pés.

1. Andar na areia fofa;

2. Atividade com tinta e papel: pintar os pés das crianças e solicitar que pisem em uma folha em branco para fazer a impressão;

3. Pedir para as crianças se pintarem usando diferentes tipos de tintas produzidas por eles;

4. Fazer a impressão digital dos dedos utilizando tintas diversas;

5. Impressão da mão pintada com tinta de pintura a dedo em diferentes posições, com os dedos abertos ou fechados.

Explora e manipula materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc., de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, etc., e de variados suportes gráficos como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.

1. Atividades de pintura com pincel, rolo ou esponja;

2. Impressões com diferentes elementos: madeira, folhas, pés, mãos, objetos;

3. Fazer respingos e pulverizações na parede (utilizando embalagens de perfume plásticas que tenham pulverizador);

4. Atividade livre com carvão;



Cuida do próprio corpo no contato com os suportes e materiais de artes.

Cuida do corpo dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.

Cuida dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos individualmente.

Cuida dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos coletivamente.

OBS. Estas habilidades podem ser trabalhadas diariamente na sala de aula alertando os alunos para os cuidados acima na hora da realização das atividades propostas.



APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS

Observa imagens diversas.

1. Leitura de imagens;

2. Leitura de obras de artes a partir da observação;

3. Atividades de apreciação de artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;

Interage com a diversidade de produções artísticas, como desenhos, pintura, fotografias, ilustrações, etc.

1. Interagir com atividade de colagem com gravuras ou fotografias;

2. Interagir com atividade buchada;

3. Interagir com atividade de carvão.

Aprecia suas produções e a dos outros, por meio da observação

1. Fazer exposição com a produção dos alunos;

2. Produzir murais em conjunto;

3. Troca de desenhos entre os alunos para observação.

Linguagem Oral e Escrita

Usa a linguagem oral nas conversas e relatos de suas vivências.

1. Roda interativa;

2. Observar uma gravura apresentada e falar sobre ela,

3. Relato do final de semana – socialização na rodinha;

Expressa desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano, utilizando a oralidade

1. Dramatização simples;

2. Faz-de-conta;

3. Conversas na rodinha;

Participa de situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos como contos, poemas, parlendas e trava-línguas

1. Jogos de associação;

2. Adivinhas;

3. Narração de contos;

4. Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto.

Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.

1. Atividades utilizando receitas, por exemplo: receita de bolo, docinhos simples, sanduíches, etc.

2. Contos;

3. Atividades com listas, ex: lista de compras;

4. Jornalzinho do dia (pode ser feito com gravuras ou desenhos), expor a atividade na sala.

Observa e manuseia materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinhos

1. Distribuição de material para os colegas;

2. Atividade no cantinho da leitura;

3. A hora do conto e reconto;

4. Procurar gravuras de acordo com o tema trabalhado em sala para fazer colagem.

Realiza pseudo-leitura na identificação do próprio nome.

1. Escrever o nome das crianças com letras bastonadas, em tamanho, forma e cor e espalhar pela sala;

2. Desafiar a criança a encontrar seu próprio nome em fichas espalhadas pela sala;

3. Trabalhar com a ficha do nome.



Natureza e Sociedade

Participa de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções relacionadas às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

1. Brincadeira de roda;

2. Atividades no cantinho da história;

3. Utilizar fantoches e músicas relacionadas às tradições culturais;

4. Teatro.

Explora diferentes objetos, suas propriedades e relações simples de causa e efeito.

1. Trabalhar com lixo reciclável;

2. Trabalhar o uso correto da água;

3. Trabalhar com as crianças o tom de voz para termos um ambiente mais harmonioso.

Mantém contato com pequenos animais e plantas

1. Atividades de cultivo de horta;

2. Relato de convivência com bichos de estimação;

3. Quebra-cabeças com figuras de animais e plantas;

4. Terrário.

Conhece de modo progressivo o próprio corpo por meio do uso e exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.

1. Auto-retrato;

2. Trabalhar com relaxamento: Pedir que os educandos prestem atenção aos ruídos produzidos pelo próprio corpo;

3. Ginástica: professor de frente para os alunos faz movimentos simples com o corpo como: esticar os braços como quisesse pegar no teto, imitar uma bicicleta com os pés, se encolhe ficando pequenininho como formiguinha, dar passos de elefante,etc.

4. Saltar entre várias linhas paralelas desenhadas no chão.

Matemática

Utiliza a contagem oral em jogos, brincadeiras e músicas, junto com o professor e nos diversos contextos em que isso se faz necessário.

1. Atividade: em uma caixa colocar objetos e apresentar fichas com o numeral para a criança buscar na caixa o número de objetos correspondentes à ficha;

2. Usar o telefone de brinquedo;

3. Que horas são? Atividade com relógio de brinquedo que possibilita o contato da criança com o numeral de forma bem natural;

4. Associar o número à quantidade: de colegas, de meninos, de meninas, de dedos, etc.;

5. Utilizar o calendário da sala para fazer a contagem de quantos dias faltam para acontecer um evento.

Manipula objetos e brinquedos, observando as suas características, propriedades e possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.

1. Atividades de enfileirar objetos;

2. Atividades de construção de torres e pontes;

3. Atividades de transpor obstáculos;

4. Circuito – atividade de percurso de acordo com a turma – obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc.



Cantinhos

Esta atividade consiste em colocar em cada canto da sala diferentes tipos de estímulos, como: lápis e papel, jogos de montagem e encaixe, objetos que desenvolvam o jogo simbólico e livros infantis. No início, as crianças geralmente optam pelos jogos, ficando, como últimas opções de exploração, os cantos com livros e os com lápis e papel. No decorrer do semestre, estes cantos passam a despertar mais o interesse das crianças, que ao explorá-los, localizam letras de seu nome e dos colegas nos livros e contam as histórias aos colegas.









A MÚSICA DOS NOMES



OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.



HORA DA COLHEITA



MATERIAL: Cartolina ou papel cartão, argila, tinta, dado com um lado de cada cor, miniatura de um passarinho (de plástico ou origami) e vasilhas ou cestinhos coloridos.



OBJETIVOS: Integrar-se ao grupo e colaborar com os colegas.



PREPARAÇÃO: Cole uma gravura ou desenhe uma árvore cheia de galhos do tamanho de uma cartolina para servir de tabuleiro. Faça frutinhas de argila, deixe secar e pinte-as com as mesmas cores do dado que será usado no jogo. Em uma das faces dele, desenhe um passarinho. Confeccione também cestinhas de origami ou arrume vasilhas com as mesmas cores do dado e providencie um brinquedo em forma de passarinho. Coloque o tabuleiro sobre uma mesa e espalhe as frutinhas pelos galhos. O passarinho deve ficar solto. Em volta do tabuleiro, espalhe as cestinhas coloridas. Jogo para quatro crianças.Uma criança por vez lança o dado, retira da árvore a fruta da mesma cor indicada pelo dado e coloca-a na cestinha, também da mesma tonalidade. Se o dado cair com a face que traz o passarinho, é ele quem fica com a fruta. O objetivo é colher todas antes que o passarinho as coma.



MAMÃE TEM CARTINHA PRA VOCÊ



OBJETIVOS: Tranqüilizar-se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares.Distribua uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, chame uma por uma e pergunte a quem a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar. Escreva o que a criança disser na mesma folha usada por ela. É importante perguntar se ela quer entregar a carta à pessoa apontada. Em caso positivo, coloque-a em um envelope e oriente a criança a entregá-la ao chegar em casa. Caso contrário,guarde o desenho com as demais atividades



JOGO DAS EXPRESSÕES



MATERIAL: Cartolina, pincéis atômicos ou tinta.



OBJETIVOS: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas.



PREPARAÇÃO: Desenhe na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira.Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.



RASGUE E COLE



MATERIAL: Papel Kraft grande, cola de farinha, revistas e papéis variados (forminha de brigadeiro, embalagem de bala de coco, figurinhas etc.).



OBJETIVO:Perceber diferentes formas, cores e estruturas tridimensionais. PREPARAÇÃO: Faça a cola: misture em uma panela 1 litro de água, 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de vinagre. Mexa até engrossar e deixe esfriar. Dê às crianças diversas revistas para recortarem sem tesoura.Coloque sobre a mesa uma folha de papel Kraft já pincelada com cola de farinha em toda a área.Deixe à disposição das crianças os vários tipos de papel e recortes de revistas para que elas colem no papel Kraft. Vale sobrepor imagens. Ao final, pode-se fazer um painel coletivo e expor o trabalho.



UM PINCEL MUITOS PAPÉIS



MATERIAL: Lápis de cor, giz de cera grande ou pincel grosso e vários tipos de suporte, como papel espelho, cartolina, papel cartão de cores diferentes, papel enrugado, papéis com recortes inusitados (com um furo no meio, por exemplo) ou, ainda, madeira, argila etc.



OBJETIVOS: Experimentar diferentes suportes gráficos; explorar várias possibilidades de registro gráfico; perceber diversas formas de expressão; e desenvolver habilidades motoras (dependendo do material, o ato de desenhar exige mais ou menos força, delicadeza para não rasgar etc.).Com um mesmo pincel, lápis de cor ou giz de cera, as crianças desenham sobre papéis de diferentes cores, formas, tamanhos e texturas (e até sobre outros tipos de materiais, como a madeira). Elas vão perceber diferentes efeitos ou tonalidades de um lápis, por exemplo, quando usado sobre superfícies diversas.



PRODUZIDOS PARA O BAILE



MATERIAL: Espelho de corpo inteiro, aparelho de som, tecidos, fantasias e maquiagem (testada dermatologicamente, antialérgica e sem álcool).



OBJETIVO: Favorecer a construção da identidade com o uso do espelho.Leve as crianças para uma sala que tenha um ou vários espelhos grandes para que todas consigam se ver ao mesmo tempo. Deixe as fantasias e os tecidos à disposição delas. Comece a atividade avisando que vai haver um grande baile e, por isso, elas precisam colocar uma roupa especial e se maquiar. Faça você a pintura no rosto das crianças ou peça ajuda a outro educador. Quando a turma estiver pronta, coloque músicas animadas e comece o baile. Depois que as crianças dançarem livremente, conduza a atividade sugerindo que façam caretas em frente do espelho, dobrem os joelhos, levantem os braços, expressem tristeza,balancem a cabeça e movimentem os tecidos que seguram. Sugestão: maquie-se e fantasie-se você também para curtir junto.



CADA UM É DO SEU JEITO



MATERIAL:Papel Kraft, tesoura, canetas hidrocor e fita adesiva.OBJETIVOS: Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima.Cada criança deita sobre uma folha de papel para que você possa desenhar a silhueta dela. Recorte o contorno, escreva o nome da criança e entregue a ela para completar o desenho com olhos, mãos, joelhos etc. Nesse momento, incentive a criança a observar o próprio corpo. Não espere nada figurativo. Quando todos concluírem o trabalho, cole as silhuetas lado a lado na parede e estimule a observação: “Olha! A Iara é mais alta que o Pedro”. Converse bastante sobre as particularidades de cada uma. Esse diálogo contribui para a construção da auto-imagem e da auto-estima, pois a criança interioriza o afeto que você e os colegas têm por ela, expresso na conversa.



CAIXA DE SURPRESA



MATERIAL: Caixas de sapatos e espelhos pequenos protegidos por uma moldura resistente. Se não houver espelhos na escola, peça aos pais para providenciarem.

OBJETIVO: Brincar com a própria imagem.



PREPARAÇÃO: Peça aos pais que enviem uma caixa de sapatos enfeitada de casa. Antes de a atividade começar, cole o espelho no fundo de cada caixa.Reúna as crianças em círculo e entregue a cada uma sua caixa. Primeiro, peça a elas que apenas segurem. Comente as diferenças entre elas. Fale das cores, dos desenhos, se têm brilho... E avise: “Sempre que vocês abrirem a caixa encontrarão uma surpresa”. A primeira “surpresa” será a criança se ver dentro da caixa, refletida no espelho. Mantenha o espelho na caixa e, a partir da segunda vez, cada uma deve ter algo diferente, como maquiagem, escova de cabelo, saches ou outros objetos que façam parte do acervo da creche.



CANTINHO DE LEITURA



MATERIAL: Tapete ou colchão, almofadas ou sofá em miniatura, bonecos de pano e fantoches de personagens familiares às crianças e vários livros.



OBJETIVOS: Interessar-se por histórias e explorar os livros.A experiência de manusear livros desde os primeiros meses de vida colabora com o aprendizado da leitura. Escutar histórias com regularidade também favorece a formação de melhores leitores e apreciadores do universo literário. Organize em sua sala um espaço de leitura que as crianças possam freqüentar e explorar, entrando em contato diariamente com livros, álbuns de imagens, fantoches e bonecos de pano.Vale lembrar que esse espaço deve ser confortável, acolhedor e atrativo. Assim, as crianças se envolvem por um tempo maior com suas atividades. Os livros e demais materiais expostos precisam ser resistentes.Se acontecer de algum ser rasgado ou amassado, conserte e ponha em uso novamente. Leia livros para o grupo. Por causa da idade, as crianças não ficarão sentadas em roda, como as mais velhas. O interesse de uma criança pequena por uma história lida pode ser percebido por reações de alegria ou tentativas de encenar a história. Observe esses sinais e incentive as crianças que os emitiram. Ao escolher as histórias para ler ou contar, opte por livros com ilustrações de qualidade. Não se preocupe com variedade, porque as crianças pequenas gostam de ouvir várias vezes a mesma história. Antes ou depois da leitura, lembre de dar um tempo para as crianças manusearem livremente os livros.



CORRIDA DE OBSTÁCULOS



MATERIAL: Colchonetes, tatames ou tapetes de EVA e obstáculos, como bancos, cordas, túneis, rampas etc.



OBJETIVO: Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.

PREPARAÇÃO: Organize a sala forrando o chão com os colchonetes. Espalhe pelo ambiente alguns obstáculos.Proponha às crianças diferentes movimentos: ajude-as a rolar com braços e pernas esticados, para a frente e para trás; sugira que engatinhem por baixo da mesa ou de uma corda amarrada a uma altura baixa, dentro de um túnel, em uma rampa, em diferentes direções e em ziguezague; dê uma força também para elas andarem de frente e de costas em cima de um banco ou sobre materiais diversos, devagar e rápido, com passos de formiguinha e de gigante; incentive-as a trabalhar o impulso com pulos, saltos para a frente e para trás, livres ou sobre obstáculos.



COMO NA PRAIA



MATERIAL: Roupas confortáveis, fôrmas de vários tamanhos e desenhos, baldinhos, pás, colheres, água e um aparelho de som.



OBJETIVOS: Estimular a coordenação motora e o equilíbrio; oferecer estímulos sensoriais; e desenvolver a autonomia e a socialização.Permita que as crianças mexam com a areia livremente, apenas evitando que levem as mãos sujas à boca ou joguem areia nos olhos dos colegas. Ao mesmo tempo, estimule-as a perceber a textura da areia e as diferenças de toque quando ela está molhada ou seca. Isso possibilita novas experiências sensoriais. Questione se é mais fácil moldar quando ela está molhada ou seca. As crianças fazem desenhos e modelam a areia usando fôrmas e baldinhos, individualmente ou com a ajuda do colega. Elas podem também caminhar sobre a areia, experimentando como fica o equilíbrio numa superfície fofa. Outra opção é imprimir o formato das mãos ou dos pés, reconhecendo o próprio corpo (observando formas e tamanhos) na marca deixada. Depois, elas comparam as pegadas com os próprios pés. Enquanto a criançada anda no tanque, experimente colocar para tocar algumas músicas que falem sobre os pés.



A NATUREZA FALA



MATERIAL: Desenhos, recortes ou vídeos mostrando animais e cenas da natureza.



OBJETIVOS: Brincar com a voz e trabalhar as possibilidades de sons que podemos emitir; estimular a criatividade e a imaginação; e aumentar o repertório.Com base nas imagens, faça perguntas como: “Que som faz esse animal?”, “Como é o barulho do trovão?” ou “Como esse pássaro canta?” e deixe as crianças brincarem livremente.







Correspondência entre Escrita e Objetos

Num primeiro momento as mesas e cadeiras são etiquetadas com os nomes das crianças, escritos pelo professor juntamente com a criança na cor escolhida por ela. Reconhecendo e identificando seu nome, a criança localizará sua cadeira e mesa, num primeiro momento com a ajuda do professor e depois de algum tempo de trabalho, sozinha. Posteriormente espera-se que ela seja capaz de fazer o mesmo com os objetos dos colegas. Não há um momento específico para esta atividade. Aproveitamos para fazê-la, quando vamos usar as mesas e cadeiras para comer, desenhar, etc.

Um comentário:

  1. Essa semana a Creche Brasilina recebeu a visita do Baú Pedagógico, uma pena ter que devolvê-lo!!!
    Mas temos que dividí-lo com todos pois acreditamos que
    PEQUENAS SUGESTÔES CAUSAM GRANDES EFEITOS!
    Parabéns a Equipe de Educação Infantil pela iniciativa Um Beijo no coração de todas!

    Valéria Castro

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